Sci-Art Seminar

Unidade da Ciência
Coordenação | Coordination:

Catarina Pombo Nabais, Graça Corrêa, Pietro Conte, Sara Fuentes

 

Sobre || About

Neste seminário quinzenal promovido pelo Sci-Art-Philo Lab, serão estudados e discutidos capítulos de obras e artigos académicos sobre a inter-relação entre a Ciência, a Arte e a Filosofia, num ambiente interdisciplinar.
Os seminários estão organizados por módulos temáticos,  em plena conexão com as principais áreas de investigação que estão a ser desenvolvidas pelo SAP Lab.

O seminário terá lugar na FCUL, sala 4.3.30 (Edifício C4, Piso 3, Sala 4.3.30), a entrada é  livre e aberta a todos os interessados. Para participar é requerida a realização de uma inscrição prévia por e-mail. A bibliografia é sempre fornecida com antecedência, a fim de propiciar uma discussão profunda e focada dos textos.

Actividades || Activities

2016

Coordenação: Pietro Conte.

  1. Sessão III: Módulo 3: Discussão do artigo: JOHN TOOBY and LEDA COSMIDES. "Does Beauty Build Adapted Minds? Toward an Evolutionary Theory of Aesthetics, Fiction and the Arts.", SubStance, Vol. 30, No. 1/2, Issue 94/95: Special Issue: On the Origin of Fictions:Interdisciplinary Perspectives (2001), pp. 6-27 [pdf]; 3 de maio de 2016, 15h - 17h, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 3: Discussão do artigo: STEPHEN J. DAVIES. "Ellen Dissanayake’s evolutionary aesthetic". Springer, March 2005, Volume 20, Issue 2, pp. 291-304; 19 de Abril de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão I: Módulo 3: Discussão do capítulo: DISSANAYAKE, Ellen. ‘Making special’–An Undescribed Human Universal and the Core of a Behavior of Art. Eds. Frederick Cooke-Brett Turner, Biopoetics. Evolutionary Explorations in the Arts, Lexington, ICUS, 1999, pp. 27-46. 5 de Abril de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.

 

Coordenação: Graça Corrêa.

  1. Sessão I: Módulo 2. Neuroestética: Discussão dos artigos: RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HIRSTEIN, William. The science of art: A neurological theory of aesthetic experience. Journal of consciousness Studies, 1999, vol. 6, no 6-7, p. 15-51; e KAWABATA, Hideaki; ZEKI, Semir. Neural correlates of beauty. Journal of neurophysiology, 2004, vol. 91, no 4, p. 1699-1705. 1 de Março de 2016, 16h- 18h, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 2. Neuroestética: Discussão do artigo: NADAL, M., GOMILA, A & GALVEZ-POL, A, “A history for neuroaesthetics.” In Jon O. Lauring ed., An Introduction to Neuroaesthetics: The Neuroscientific Approach to Aesthetic Experience, Artistic Creativity, and Arts Appreciation. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, 2014, 3-49. 16 de Fevereiro de 2016, 16h- 18h, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão III: Módulo 2. Neuroestética: Discussão do capítulo: DISSANAYAKE, Ellen; BROWN, Steven. The arts are more than aesthetics: Neuroaesthetics as narrow aesthetics. In Martin Skov & Oshin Vartanian (eds.), Neuroaesthetics. Amityville, NY: Baywood, 2009, pp. 43-57. 15 de Março de 2016, 15h- 17h, FCUL, Sala 4.3.30.

2015

Coordenação: Catarina Pombo Nabais e Graça Corrêa.

  1. Sessão I: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo “Bioarte y ontología estética” de María Antonia González Valerio, 22 de Abril de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.3.30.
  2. Sessão II: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo “Speculative Biology in the practices of Bio-Art” de Ingeborg Reichle, 19 de Maio de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.3.30.
  3. Sessão III: Módulo 1. Bio-Arte: Discussão do artigo "Bioarte, biotecnociência e metacriação" de José Luís Garcia, 2 de Junho de 2015, 14h30-16h30, FCUL, Sala 4.02.07.

2014

Coordenação: Catarina Pombo Nabais.

  1. Morte e videoarte no trabalho da artista plástica grega Marianne Strapatsakis. Conferência por Dalila Honorato (Universidade Jónica Corfu), 4 de Fevereiro de 2014 às 14h30, na FCUL, Sala 8.2.19.
  2. Leitura e análise do texto «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» de Walter Benjamin. Edição aconselhada: «Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política», Relógio d'Água, 2012, 18 de Fevereiro de 2014 às 14h30, Sala 4.3.30. [Ver também esta página]
  3. Leitura e análise do texto «A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica» de Walter Benjamin. Edição aconselhada: «Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política», Relógio d'Água, 2012, 18 de Março de 2014 às 14h30, Sala 4.3.30. [Ver também esta página]
  4. Leitura e análise do texto "Commitment", de Theodor Adorno, 29 de Abril de 2014, 14h30, Sala 4.3.30
  5. Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 13 de Maio de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.
  6. Leitura e análise do prefácio de As Palavras e as Coisas de Michel Foucault. 5 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.
  7. Leitura e análise de O Sujeito e o Poder de Foucault, 17 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim. [+ info]
  8. Leitura e análise de A Escrita de Si, de Foucault. 24 de Junho de 2014, 14h30, Sala 4.3.30, com a presença especial de Nuno Melim.