Sobre o CFCUL / About CFCUL

 

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Referência FCT I.P.: UID/FIL/00678/2013]. Iniciou as suas actividades em Julho de 2003. O CFCUL está situado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é composto por uma equipa internacional e interdisciplinar que inclui membros integrados e colaboradores com afiliação de diferentes instituições.

O CFCUL desenvolve as suas actividades no âmbito de cinco Grupos de Investigação e três Linhas Temáticas e visa promover o desenvolvimento da Filosofia da Ciência em Portugal, através do apoio e estímulo da investigação interdisciplinar. O CFCUL participa em projectos de investigação, colabora com equipas nacionais e internacionais, oferece formação e supervisão de investigação a estudantes de doutoramento e pós-doutoramento e cria um elo entre a investigação e a formação pós-graduada através da participação nos programas de Mestrado e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como no Programa Doutoral Internacional, financiado pela FCT, em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, de que foi proponente.

 

O CFCUL apresenta os resultados da investigação na área da Filosofia da Ciência através da realização de colóquios nacionais e internacionais, conferências, workshops, um Seminário Permanente de Filosofia da Ciência e outras reuniões científicas. O CFCUL publica a Kairos. Revista de Filosofia & Ciência com arbitragem científica de acesso livre, e as seguintes colecções de livros: Cadernos de Filosofia das Ciências, Thesis, Documenta, Fundamentos e Desafios do Evolucionismo, A Imagem na Ciência e na Arte.

 

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D comprometida com os seguintes objectivos:

// Promoção e desenvolvimento de investigação de excelência na área da Filosofia da Ciência na linha das melhores práticas internacionais, com a produção de resultados com impacto nacional e internacional;

// Implementação e desenvolvimento de um programa de formação avançada em Filosofia da Ciência de reconhecido mérito internacional com forte capacidade de captação de estudantes nacionais e internacionais;

// Promoção e potenciação da fertilização mútua entre disciplinas e desenvolvimento de temas de fronteira através da criação de uma incubadora de ideias envolvendo diversas áreas interdisciplinares do conhecimento e temáticas de convergência;

// Ampla disseminação dos resultados da investigação desenvolvida no âmbito dos seus grupos de investigação e estabelecimento de um canal de comunicação com a sociedade civil através da divulgação e discussão aberta dos desafios e das tarefas que atravessam a ciência contemporânea e do modo como a Filosofia da Ciência pode contribuir para a sua compreensão.

// Desenvolvimento de uma compreensão alargada da Ciência tendo em conta as duas grandes tradições da Filosofia da Ciência contemporânea, desde as aproximações mais formalizadas que tentam descrever a Ciência através da análise dos seus procedimentos e linguagens, até às aproximações fenomenológicas orientadas para a descrição das formas de consciência científica, inluindo as ciências cognitivas.

// Análise dos pressupostos e das implicações éticas, políticas e estéticas da racionalidade científica.

 

The Centre for Philosophy of Science of the University of Lisbon (CFCUL) officially started its activities in July 2003. The CFCUL is composed of an interdisciplinary team that includes integraded members and collaborators, national and international, with distinct affiliations. The CFCUL also has the support of  prestigious consultants.

The CFCUL aims to spread knowledge in the field of Philosophy of Science, by promoting national and international ColloquiaConferencesWorkshops and other meetings, a Philosophy of Science Permanent Seminar and other conference series, by publishing the results of the research (articlesbooks, etc.), by setting up the journal Kairos. Philosophy & Science, and five publication series: Philosophy of Science NotebooksThesisDocumentaEvolutionism: Foundations and Challenges, and Image in Science and Art.

The CFCUL develops its activities within five Research Groups (Epistemology and MethodologyPhilosophy of Nature SciencesPhilosophy of Life SciencesPhilosophy of Human SciencesEthics and Politics, Science and Art), and three Thematic Lines (Unity of Science and Interdisciplinarity, Science-Art-Philosophy LabPhilosophy of Human Technologies) and aims to promote the development of the Philosophy of Science in Portugal by supporting and favoring research in the field of Philosophy of Science, by participating in Research Projects, by collaborating with national and international teams, by doing research supervision of Post-graduate students (Post-docsDocs and Masters), by linking research and Post-graduation through the Master and PhD Courses in History and Philosophy of Science of the FCUL.

The CFCUL was awarded by FCT with an International Doctoral Programme in Philosophy of Science, Technology, Art and Society. On the basis of an interdisciplinary conception of Philosophy of Science, and putting together 12 institutions of 4 different universities and a large team of professors and researchers of high level expertise, this doctoral programme provides a unique opportunity for students to develop their doctoral studies on five specialised research lines: Logics and Philosophy of Science, Philosophy of Technology, Bioethics, Science and Art and Science and Society. Twenty doctoral grants (5 per year) will be offered in the context of this doctoral programme.

Regulamento Interno do CFCUL || CFCUL Internal Rules

Regulamento aprovado em 2016 (PDF)