Sobre o CFCUL / About CFCUL

 

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia [Referência FCT I.P.: UID/FIL/00678/2013]. Iniciou as suas actividades em Julho de 2003. O CFCUL está situado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e é composto por uma equipa internacional e interdisciplinar que inclui membros integrados e colaboradores com afiliação de diferentes instituições.

O CFCUL desenvolve as suas actividades no âmbito de cinco Grupos de Investigação e quatro Linhas Temáticas e visa promover o desenvolvimento da Filosofia da Ciência em Portugal, através do apoio e estímulo da investigação interdisciplinar. O CFCUL participa em projectos de investigação, colabora com equipas nacionais e internacionais, oferece formação e supervisão de investigação a estudantes de doutoramento e pós-doutoramento e cria um elo entre a investigação e a formação pós-graduada através da participação nos programas de Mestrado e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no Mestrado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, bem como na Direcção e Coordenação do Programa Doutoral Internacional, financiado pela FCT, em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade.

 

O CFCUL apresenta os resultados da investigação na área da Filosofia da Ciência através da realização de colóquios nacionais e internacionais, conferências, workshops, um seminário permanente de Filosofia da Ciência e outras reuniões científicas. O CFCUL publica a Kairos. Revista de Filosofia & Ciência com arbitragem científica de acesso livre, e as seguintes colecções de livros: Cadernos de Filosofia das Ciências, Thesis, Documenta, Fundamentos e Desafios do Evolucionismo, A Imagem na Ciência e na Arte.

 

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) é uma unidade de I&D comprometida com os seguintes objectivos:

// Promoção e desenvolvimento de investigação de excelência na área da Filosofia da Ciência na linha das melhores práticas internacionais, com a produção de resultados com impacto nacional e internacional;

// Implementação e desenvolvimento de um programa de formação avançada em Filosofia da Ciência de reconhecido mérito internacional com forte capacidade de captação de estudantes nacionais e internacionais;

// Promoção e potenciação da fertilização mútua entre disciplinas e desenvolvimento de temas de fronteira através da criação de uma incubadora de ideias envolvendo diversas áreas interdisciplinares do conhecimento e temáticas de convergência;

// Ampla disseminação dos resultados da investigação desenvolvida no âmbito dos seus grupos de investigação e estabelecimento de um canal de comunicação com a sociedade civil através da divulgação e discussão aberta dos desafios e das tarefas que atravessam a ciência contemporânea e do modo como a Filosofia da Ciência pode contribuir para a sua compreensão.

// Desenvolvimento de uma compreensão alargada da Ciência tendo em conta as duas grandes tradições da Filosofia da Ciência contemporânea, desde as aproximações mais formalizadas que tentam descrever a Ciência através da análise dos seus procedimentos e linguagens, até às aproximações fenomenológicas orientadas para a descrição das formas de consciência científica, inluindo as ciências cognitivas.

// Análise dos pressupostos e das implicações éticas, políticas e estéticas da racionalidade científica.

Regulamento Interno do CFCUL || CFCUL Internal Rules

Regulamento aprovado em 2016 (PDF)