Cristina Azevedo Tavares

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

FOTO 150x150px

Bio || Bio

Cristina de Sousa Azevedo Tavares é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1980). Realizou o Mestrado em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1984) e doutorou-se em História de Arte Contemporânea na mesma Universidade (2000). É Professora Associada da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa onde lecciona as áreas de Estética, Teorias de Arte e História de Arte Contemporânea nos diferentes ciclos de estudos. É membro integrado do CFCUL e membro colaborador do Cieba/FBAUL.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. História de Arte
  2. Teoria de Arte
  3. Crítica de Arte
  4. Curadoria

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Doutorado

Membro da Comissão Coordenadora


Grupos de Investigação || Research Groups

Ciência e Arte (Head)

Área de Investigação Perspectivas sobre o Corpo. Filosofia, Ciência e Arte (Membro)


Linhas Temáticas || Thematic Lines

Science-Art-Philosophy Lab (Membro)


Participação em Projectos || Participation in Projects

Concluídos | Concluded

Projecto FCT A Imagem na Ciência e na Arte (Membro)

 

Contactos || Contacts

cristinasatavares@gmail.com

 

ORCID

0000-0003-2294-9391

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Artigos / Articles
  1. 2012 - "A Procura do belo e da verdade: arte médica e estética", in revista Arte/Teoria, nº14/15.Lisboa:Cieba,FBAUL.
  2. 2012 -" O desenho do corpo e do gesto na Colecção da Sociedade Nacional de Belas-Artes" in "Representações do Corpo na Ciência e na Arte". Lisboa: Fim de Século /Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa ( org. Cristina Azevedo Tavares)
  3. 2012 - «O feio e o absurdo na pintura surrealista como lugar de transgressão» in Adriana Veríssimo Serrão et al., O feio para além do belo, Æsthetica 2, Lisboa, CFUL, pp. 157-166.
  4. 2011- Breves notas a propósito do percurso do escultor Martins Correia, in Martins Correia Laureatus, O mestre da forma e da cor , livro organizado por Gabriela Carvalho, Lisboa, Ed. Althum.com.
  5. 2011 -"Considerações acerca da arte pública: dois casos de estudo em torno do tema da emigração. Almada Negreiros e Dorita Castel Branco", in Actas das Conferências/catálogo das Exposições O Chiado, a Baixa e a Esfera Pública. Lisboa: Cieba, FBAUL.
  6. 2009 -O Surrealismo e nós: 60 anos depois da primeira exposição surrealista in catálogo da exposição Surrealismo porquê? Nos 60 anos da exposição do Grupo Surrealista de Lisboa (Casa dos Cubos, 9 de Maio a 13 de Setembro). Tomar: edição Museu Municipal João de Castilho-Núcleo de Arte Contemporânea.
  7. 2009 - Eros e a escultura portuguesa in "Arte e Eros" – "As artes visuais e as outras artes". Lisboa, Ed. FBAUL, 2009.
  8. 2006 - A Sociedade Nacional de Belas-Artes: um século de história e de arte, Vila Franca de Xira: Ed. Projecto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural de Vila Nova de Cerveira, Fundação Bienal de Vila Nova de Cerveira,
  9. 2006 - Alegoria ao 5 de Outubro, uma pintura de José de Brito in Apontamentos, n.º 4, Porto: Ed. O Museu, Faculdade de Belas Artes do Porto.
  10. 1993 - Nikias Skapinakis, Desenhos 1985-93, O Desenho como objecto de paixão, Ed. Galeria Gilde (bilingue), Lisboa: Colecção Gilde, 2.º vol.
Publicações em Catálogos:
  1. 2013 –"Fernando de Azevedo e o acto Poético", in catálogo da exposição "Razões Imprevistas. Retrospectiva de Fernando de Azevedo, F.C.G./CAM 18 de Abril a 7 de Julho, Lisboa, Ed. F.C.G./C.A.M.
  2. 2012 – "Rudimentos para uma poética estrutural: António Vidigal e a escultura como ofício" in catálogo da Exposição Antológica de "António Vidigal : a escultura como invenção e ofício", Caldas da Rainha, Ed. Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha.
  3. 2012 – "Álvaro Perdigão. A Pintura como lugar da realidade: o culto do facto e do "imprevisível", in catálogo da Exposição Antológica de "Motivo Imprevisível Álvaro Perdigão", Vila Franca de Xira: Ed. Museu do Neo-realismo.
  4. 2012 - Texto para a Exposição "Escultura no Picadeiro", in catálogo da exposição no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Janeiro a Abril de 2012, colaboração do Armazém das Artes (Alcobaça).
  5. 2010 -"O Mestre Columbano na Direcção da Sociedade Nacional de Belas-Artes", in "Columbano". Catálogo da Exposição "Columbano",Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa.
  6. 2009 -"Amor sublime" in catálogo da exposição de Tapeçaria e Desenho de Cruzeiro Seixas, Reitoria da Universidade de Lisboa, 18 de Novembro a 29 de Janeiro.
Curadoria:
  1. 2013/14 - "Emergir" – Identity specific, instalação Maria Tomás, multimédia Miguel Proença, Casa dos Gessos, Museu Militar de Lisboa (4/10/13 a 6/1/14)
  2. 2012/13 - António Vidigal/ "A escultura como invenção e ofício", curadoria de Cristina Azevedo Tavares, Centro Cultural das Caldas da Rainha, 24/11 a 20/1 de 2013.
  3. 2012 -"Motivo Imprevisível"/ Exposição antológica de Álvaro Perdigão, curadoria de Cristina Azevedo Tavares e David Santos, Museu do Neorealismo, Vila Franca de Xira, 6/10 a 9/12 .
  4. 2012 -"Fernando de Azevedo e os Outros", curadoria de António Viana e Cristina Azevedo Tavares, Galeria de Arte Moderna, Sociedade Nacional de Belas-Artes, 9/2 a 20/5 .
  5. 2012 - "Um Texto - Uma Obra", Sociedade Nacional de Belas Artes equipa curatorial José-Augusto França, Rui Mário Gonçalves, Cristina Azevedo Tavares, exposição de 9/2 a 20/5.
  6. 2011 -Exposição A Imagem do Corpo na Ciência e na Arte, organizada no contexto do projecto. A imagem na ciência e na arte do Centro de Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências. Lisboa: Pavilhão do Conhecimento da Ciência Viva, Fevereiro/ Março de 2011. (membro da comissão coordenadora da exposição)

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. "O 25 de Abril e as datas marcantes nas artes plásticas na década de setenta" no âmbito do Seminário Bibliotecando em Tomar - Leituras de Abril, Instituto Politécnico de Tomar, 08-09 Maio 2015.
  2. "O gosto e a modernidade: transversalidade da cultura artística em Portugal na transição do final do séc. XIX ao séc. XX.",in Imagem e modernidade em campo expandido", Colóquio Internacional, Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, 17/6/ 2013.
  3. "Criatividade e imaginação no domínio da estética e sua articulação com a prática artística", in International Colloquiun creative processes in art, FBAUL/ 12/9/2013.