Lídia Queiroz

Bio | Situação no CFCUL | Produção Científica | CV

Lídia Queiroz

Bio || Bio

Lídia Queiroz licenciou-se em Filosofia pela FLUP, tendo recebido o Prémio Eng. António de Almeida atribuído à classificação mais elevada (ex-aequo) no curso. Foi professora do Ensino Secundário, das disciplinas de Filosofia e Psicologia, durante vários anos. Durante o doutoramento, obteve o Diplôme Européen d'Études Médiévales da FIDEM (Roma) e foi guestscholar no Center for the History of Philosophy and Science (Holanda). Obteve o doutoramento em Filosofia pela FLUP, com a dissertação "O tratado 'De continuo' de Tomás Bradwardine e o atomismo". Foi docente da disciplina de Filosofia Social e Ética na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica e formadora de um curso de formação contínua na FLUP, intitulado "Dilemas Éticos Contemporâneos: contributos para o ensino da Filosofia". É membro integrado do CFCUL e do Instituto de Filosofia da FLUP. Actualmente desenvolve um projecto de investigação em torno da epistemologia de Gaston Bachelard e a história do atomismo.

Áreas de Interesse || Current Research

  1. Filosofia Natural do séc. XIV (Atomismo)
  2. Filosofia das Ciências
  3. Ética
  4. Ensino da Filosofia

Situação no CFCUL || Position at the CFCUL

Membro Integrado Doutorado


Projecto Pós-Doc || Post-Doc Research Project

SFRH/BPD/69485/2010

Visualizar o invisível: a epistemologia de Gaston Bachelard e a história do atomismo
Orientação: Olga Pombo e José Meirinhos
Início: 2011 

Grupos de Investigação || Research Groups

Epistemologia e Metodologia (Membro)

Ciência e Arte (Colaboradora)

Área de Investigação Cartografias do Território (Membro)

 

Participação em Projectos || Participation in Projects

Em Curso

Base de dados internacional Système d'information en philosophie des sciences (SIPS) (Membro do Conselho Editorial)

Projecto interno Bachelard. Ciência e Poética (Membro)

Contactos || Contacts

Campo Grande, C4.1.18 - 1749-016 Lisboa, Portugal

+351 217 500 000 (Ext. 24118)

lmqueiroz@fc.ul.pt

Produção Científica (Selecção) || Scientific Production (Selection)

Publicações || Publications

Livros / Books
  1. Tomás Bradwardine, De continuo, introdução, tradução e notas por Lídia Queiroz, texto latino por J. Murdoch (†), prefácio J. Meirinhos, col. Imago Mundi, vol. 6, Porto, Afrontamento, 2013. [ISBN 978-972-36-1350-6]
  2. Gaston Bachelard, As intuições atomísticas (Ensaio de classificação), Tradução e prefácio, Cadernos de Filosofia da Ciência 13, Lisboa, CFCUL, no prelo.
Artigos / Articles
  1. "Geometria versus atomismo – as posições críticas de Bradwardine e Wodeham". In Actas do Congresso Secrets and Discovery in the Middle Ages, da Fédération Internationale des Instituts d’Études Mediévales (FIDEM), col. "Textes et études du Moyen Âge", Brepols Publishers, no prelo.
  2. "Bachelard e a história do atomismo". In Actas do Colloque International Bachelard – 50 ans après, ed. e org. por Z. Kotowicz, Lisboa, CFCUL, no prelo.
  3. The treaty 'On the Continuum' of Thomas Bradwardine and the concept of 'superposition'", in A. Musco-G. Musotto (eds.), Coesistenza e Cooperazione nel Medioevo. In memoriam Leonard E. Boyle (1923-1999), Atti del IV Congresso Europeo di Studi Medievali della FIDEM, Palermo, Biblioteca dell´Officina di Studi Medievali, 2013.
  4. "A complexidade fundamental da atomística", tradução realizada a partir do texto original de Gaston Bachelard, Les intuitions atomistiques, Introduction. In: Kairos. Revista de Filosofia & Ciência, 5, 2012, pp. 147-156.
  5. "Tomás Bradwardine e a refutação do atomismo", in José Francisco Meirinhos e Manuel Lázaro Pulido (org.), Pensar a natureza. Problemas e respostas na Filosofia Medieval (séculos IX-XIV), Porto, FLUP, 2011, pp. 393-417.
  6. "A estrutura axiomática do 'De continuo' de Tomás Bradwardine e a demonstração em Aristóteles e Euclides", Mediaevalia. Textos e Estudos, 29, 2010 (no prelo).
  7. “O tratado 'Acerca do contínuo' de Tomás Bradwardine como um projecto matemático de crítica ao indivisibilismo”, in Maria M.A. Jorge (coord.), Por que nos interessa a Filosofia?, Lisboa, Esfera do Caos, 2010, pp. 117-125.
  8. “A continuidade de uma grandeza e o contacto entre pontos geométricos no tratado 'Acerca do contínuo' de Tomás Bradwardine”, Philosophica, 34, 2009.

Reuniões Científicas || Scientific Meetings

Comunicações / Talks
  1. “O atomismo de Nicolau Bonetus em Praedicamenta”. In I Simpósio Ibérico de Filosofia Grega, que decorreu nos dias 25 e 26 de Setembro de 2014, na FLUL.

    2. “A quádrupla classificação bachelardiana da diversidade histórica das doutrinas atomísticas”. In Congresso Português de Filosofia, que decorreu nos dias 5 e 6 de Setembro de 2014, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    3. “Gaston Bachelard e o atomismo criticista de Arthur Hannequin”. In VIII Jornadas Ibéricas “Debates da Filosofia da Ciência Contemporânea”, que decorreram de 27 a 29 de Maio de 2014, na FCUL.

    4. “Image and visualization in Gaston Bachelard’s work: the particular case of atomism”. In Philosophy of Science in the 21st Century – Challenges and Tasks, conferência internacional que decorreu de 4 a 6 de Dezembro de 2013, na FCUL.

    5. “Pontos, linhas e superfícies: atomismo e imagética em Tomás Bradwardine”. In Atomism and imagery (until the 19th century), colóquio internacional que decorreu no dia 4 de Novembro de 2013, na FCUL.

    6. “A geometria na história do atomismo: uma polémica na Universidade de Oxford no dealbar do século XIV”. In XVII Congresso Interamericano de Filosofia, organizado pela SIF, que decorreu nos dias 7 a 11 de Outubro de 2013, no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador da Baía (Brasil).

    7. “Geometria versus atomismo – as posições críticas de Bradwardine e Wodeham”. In Secrets and Discovery in the Middle Ages - 5th European Congress of Medieval Studies. Organizado pela FIDEM/GFM-FLUP, este congresso internacional decorreu nos dias 25 a 29 de Junho de 2013, na FLUP.

    8. “O que é o conhecimento científico?”, leccionação de um módulo na “Escola de Verão em Filosofia da Ciência” do CFCUL, no dia 17 de Junho de 2013.

    9. “O atomismo na Idade Média, a partir de um tratado do séc. XIV do filósofo Tomás Bradwardine”, seminário na FCUL, no dia 27 de Maio de 2013.

    10. “A epistemologia de Gaston Bachelard e o atomismo”, conferência proferida no âmbito das Conferências de História e Filosofia das Ciências da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências da FCUL, no dia 7 de Maio de 2013.

    11. Co-leccionação de uma aula de “Temas e Técnicas da Filosofia” do 1º ano do curso de Licenciatura em Filosofia da FLUL, no dia 17 de Dezembro de 2012. Intervenções no âmbito da filosofia da ciência.

    12. “Bachelard e a história do atomismo”. In Colloque International Bachelard – 50 ans après, organizado pelo CFCUL, que decorreu nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2012, na FCUL.

    13. “Visualizar o invisível: a epistemologia bachelardiana e a história do atomismo”, conferência proferida na FCUL, no dia 11 de Maio de 2012.

    14. “Tomás Bradwardine e a refutação do atomismo”. In Pensar a natureza (séculos XI-XV), colóquio internacional organizado pelo GFM do IF-FLUP, que decorreu nos dias 17 e 18 de Junho de 2010, na FLUP.

    15. “The treaty 'On the Continuum' of Thomas Bradwardine and the concept of 'superposition'”. In Coexistence et Coopération au Moyen Âge - IVe Congrès Européen d'Études Médiévales, organizado pela FIDEM. O congresso decorreu em Palermo (Itália), de 23 a 27 de Junho de 2009.

    16. “A continuidade de uma grandeza e o contacto entre pontos geométricos no tratado 'Acerca do contínuo' de Tomás Bradwardine”. In Anselmo sola ratione 900 anos depois - II Colóquio da Sociedade Portuguesa de Filosofia Medieval. Organizado pelo CFUL, em parceria com o GFM (IF-FLUP), o colóquio decorreu nos dias 28 e 29 de Maio de 2009, na FLUL.

    17. “O tratado 'Acerca do contínuo' de Tomás Bradwardine como um projecto matemático de crítica ao indivisibilismo”. In Filosofia às Quintas - ciclo de conferências promovido pelo Departamento de Filosofia da FLUP. Conferência apresentada a 19 de Março de 2009, na FLUP.

    18. “Estrutura e problemas em discussão no 'De continuo' de Tomás Bradwardine”. In Universalidade da razão, pluralidade de filosofias na Idade Média. Organizado pelo GFM do IF-FLUP, este colóquio internacional decorreu nos dias 4 e 5 de Janeiro de 2008, na FLUP.

    19. “A importância filosófica do 'Tractatus de continuo' de Tomás Bradwardinus no contexto do nascimento de uma nova Física em Oxford, no século XIV”. In Laboratorium philosophiae Medii Aevi 2007. Organizado pelo GFM do IF-FLUP, este colóquio decorreu nos dias 5 e 6 de Janeiro de 2007, na FLUP.

Organização de Eventos / Event Organization
  1. Organização do colóquio internacional "Atomism and imagery (from the 20th century onwards)", 3 de Novembro de 2014, FCUL. [Programa] [Poster]
  2. Co-organização da conferência internacional "Philosophy of Science in the 21st Century – Challenges and Tasks", 4 a 6 de Dezembro de 2013, FCUL. [Website]
  3. Organização do colóquio internacional "Atomism and imagery (until the 19th century)", 4 de Novembro de 2013, FCUL. [Programa] [Poster]
  4. Coordenadora da 1ª edição da "Escola de Verão em Filosofia da Ciência" do CFCUL, destinada a estudantes do Ensino Secundário, de 17 a 21 de Junho de 2013 [Poster].